De acordo com dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, o Brasil é o 4º país do mundo com mais ocorrências de acidentes de trabalho, sendo a construção civil responsável pela maior parte desses acidentes. Essa posição é preocupante e acende o alerta para a prevenção dos acidentes em obras.
Caetano Avelar Cobucci Júnior, autor do Livro Construção de Obras Residenciais Econômicas, da Aprenda Fácil Editora, aconselha: “Invista na segurança e no bem-estar dos seus funcionários e colaboradores. Dê a eles um local organizado e limpo para fazer as refeições, trocar de roupa, se lavar e, muito importante, dê instalações sanitárias dignas. Designe e premie um funcionário para a manutenção da limpeza e da organização desses espaços. Funcionários satisfeitos, bem tratados e considerados como seres humanos que são, com certeza produzirão melhor, com melhor qualidade e mais segurança.”.
Além dos aspectos sanitários, devemos voltar a atenção a outros pontos. Confira as dicas:
Mantenha a obra organizada
Um local desorganizado é um lugar ideal para a ocorrência de acidentes. Daí a necessidade de incentivar seus funcionários a manterem o local de trabalho limpo e organizado.
Fique atento às normas regulamentadoras
As NRs são um conjunto de normas obrigatórias para a medicina e segurança do trabalho, por isso é importante estar atento a elas. Cada procedimento, como manusear parte elétrica ou maquinário, deve seguir as orientações da norma para tal.
Crie uma CIPA da obra
A CIPA é uma comissão interna de prevenção de acidentes. Composta por representantes do empregado e do empregador, é responsável por identificar os riscos do processo de trabalho, verificar e inspecionar as condições de trabalho, orientar quanto à segurança do trabalho, entre outras tarefas.
Certifique-se da utilização de EPIs pelos trabalhadores
Os Equipamentos de Proteção Individual devem ser fornecidos pela empresa e utilizados pelos funcionários, como manda a lei. Na construção civil, capacetes, botas, luvas, entre outros, são essenciais e sua utilização deve ser supervisionada pelos supervisores de obra.
Capacite e treine os colaboradores
A melhor forma de evitar erros e, consequentemente, acidentes é instruindo seus funcionários. Existe vários cursos técnicos oferecidos gratuitamente que, além de evitarem acidentes, melhoram o desempenho e a produtividade de cada funcionário.
Realize o diálogo diário de segurança (DDS)
O diálogo diário de segurança é realizado pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), permitindo a troca de experiência entre empregados, empregadores e profissionais de saúde, permitindo definir os riscos e tentar eliminá-los. Não está previsto nas normas regulamentadoras ou na lei, mas é uma excelente forma de prevenção de acidentes de trabalho.
Fonte: AFE